
Até breve!
Até breve!
Decorreu hoje a cerimónia oficial de assinatura do Protocolo entre a Faculdade de Motricidade Humana (FMH), através da Secção Autónoma de Ergonomia, e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora (SMAS).
Na sede das instalações desta última entidade estiveram presentes o Professor Carlos Neto (Presidente da FMH), o Dr. Isaltino de Morais (Presidente do Conselho de Administração dos SMAS), o Professor Luís Ferreira (Vice-Reitor da Universidade Técnica de Lisboa), o Dr. Luís Lopes (Coordenador Executivo para a Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho da Autoridade para as Condições de Trabalho) e inúmeros representantes das instituições envolvidas.
As palavras proferidas enalteceram as potencialidades e a importância estratégica que este acordo encerra. O âmbito da cooperação prevista no protocolo visa as seguintes modalidades:
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior divulgou a lista de vagas para o Ensino Superior Universitário e Politécnico. A primeira fase de acesso arranca amanhã (13/07/2010). Vão abrir lugares para 53986 alunos, o que representa um crescimento de mais de 2068 vagas em relação ao ano anterior.
A Licenciatura em Ergonomia conta, como habitualmente, com 20 vagas. Este ano a Matemática deixou de ser obrigatória para ingresso na Licenciatura em Ergonomia. As disciplinas de ingresso são Biologia e Geologia OU Geometria Descritiva OU Matemática.
Para mais informações sobre os detalhes de colocação neste curso consulte: http://www.acessoensinosuperior.pt/detcursopi.asp?codc=9753&code=0806&frame=1
A Secção Autónoma de Ergonomia (SAE) está a desenvolver iniciativas para que o estágio profissionalizante do Mestrado em Ergonomia possa ser financiado.
Neste sentido estão a ser feitos contactos com empresas para desenvolver parcerias que proporcionem o pagamento das respectivas propinas. Além desta iniciativa existem outras possibilidades de financiamento como, por exemplo, os vários programas de estágios profissionais do IEFP (http://www.iefp.pt/apoios/candidatos/Estagios/Paginas/Estagios.aspx) e do Inov Export (http://www.portugalglobal.pt/PT/inovexport/Paginas/InovExportHomepage.aspx). Apesar destes programas terem de ser activados através das entidades beneficiárias (empresas onde vão ser realizados os estágios) a SAE desenvolverá todos os esforços para fomentar e agilizar estas possibilidades.