No âmbito do Projecto Europeu 2-Be-Safe - 2 Wheeler Behaviour and Safety (http://www.2besafe.eu/) estamos a desenvolver, até 11 de Outubro, algumas experiências na Secção Autónoma de Ergonomia. O objectivo geral tem a ver com a investigação dos factores comportamentais e ergonómicos ligados a erros humanos e acidentes, visando desenvolver medidas para melhorar a segurança dos condutores de motociclos.
Deste modo precisamos de 2 grupos, de 12 motociclos cada, com o seguinte perfil:
- Idade: 25 a 50 anos;
- Sexo: masculino;
- Experiência: mínimo de 2 anos e 10000km de condução de motos.
Grupo A - Desportivos:
Entusiastas de motos desportivas, guiam motas rápidas (por vezes em pista) por entretenimento e lazer. Por exemplo: Yamaha YZF R1, R6; Suzuki GSXR, 700cc; Ducati sport1000 S; Aprilia RSV 1000; Kawasaki ZX6R, Honda 600 CBR, 1000; Triumph Daytona 675...
Grupo B - Utilitários/Scooter
Usam a mota principalmente para viagens casa-trabalho, normalmente Scooter 125cm3 (ou mais) e normalmente não têm licença específica de moto (têm carta de condução automóvel).
A experiência consiste em duas partes num total aproximado de 1 hora e 30 minutos:
- Utilização de um software que permite a observação de um conjunto de 24 pequenos vídeos (cerca de 20 ou 30 segundos cada) de situações rodoviárias e sua classificação usando um conjunto de escalas de avaliação.
- Resposta a dois pequenos questionários para caracterizar melhor o perfil dos motociclistas.