quinta-feira, 24 de março de 2011

Novo Ciclo de Palestras sobre Ergonomia

Integrado na Unidade Curricular “Avaliação de Riscos em Contexto Ocupacional” do 3º ano da Licenciatura em Ergonomia, terá lugar o 2º Ciclo de Palestras sobre Ergonomia. Esta iniciativa pretende dar continuidade ao 1º ciclo de palestras realizado durante o mês de Novembro. É nosso objectivo aprofundar e dar a conhecer a toda a comunidade a prática da Ergonomia nos contextos dos Transportes, Hospitalar e Serviços, promovendo um espaço de debate e reflexão conjunta sobre estas areas de intervenção.

As palestras, que ocorrerão das 17.00H às 18.30H, no Anfiteatro 1 da FMH, terão a seguinte calendarização:

  • 29 de Março – Dr. Pedro Ferreira: “Factores humanos nos transportes”.
  • 13 de Abril – Enfª Fátima Ramalho: “Prevenção do risco de exposição microbiológica acidental”.
  • 10 de Maio – Drª. Madalena Salavessa: “A Ergonomia e as novas tecnologias: contributos da Ergonomia para o trabalaho informatizado”.

Para mais informações, por favor, contactar o secretariado dos eventos: Geneviève Santorum – tel. 214149139 ou gksantorum@fmh.utl.pt

Começa já na próxima 3ª feira. Participem!


terça-feira, 15 de março de 2011

Mais um Mestre em Ergonomia na Segurança no Trabalho

No passado dia 2 de Março teve lugar a defesa pública da tese, de Aida Pais, Técnica de Saúde Ambiental do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

A dissertação intitulada “Condições de iluminação em ambiente de escritório: influência no conforto visual”, orientada pelo nosso colega Rui Melo teve como júris os Professores Doutores Isabel Nunes (da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa), Rui Melo e Paulo Noriega, e foi defendida com reconhecido êxito. Assim, possuímos mais uma Mestre em Ergonomia na Segurança no Trabalho. Parabéns Aida!

sexta-feira, 11 de março de 2011

A Ergonomia na Descoberta das Rotas Matemáticas da UTL

A 4ª edição da iniciativa “À Descoberta das Rotas Matemáticas da UTL” decorreu nos passados dias 17 de Fevereiro e 3 de Março na FMH.

A acção, organizada pela Reitoria da UTL, integra 7 Rotas e pretende mostrar aos alunos finalistas do ensino secundário como a Matemática pode ser útil na vida profissional dos licenciados que se formam em cada uma das 7 escolas da UTL. No âmbito da Rota 7, passaram pela nossa escola cerca de 900 estudantes de 18 escolas secundárias, acompanhados por 70 professores.

Os colegas Paulo Noriega e Rui Melo, em representação da Ergonomia, apresentaram a actividade: “A matemática do ruído” a 8 grupos de alunos dos 11º e 12º ano. A actividade permitiu ver como a Matemática nos ajuda a compreender os efeitos do ruído sobre o Homem e como, às vezes, ela pode ser “mentirosa”. Simularam-se e mediram-se ruídos como o produzido por um martelo pneumático, o que se vivencia num concerto de música Rock e o resultante da descolagem de um avião a jacto.

Esta foi mais uma oportunidade de divulgação da Ergonomia plena de êxito.