quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Nova data para início do curso breve de Usabilidade de Sistemas de Informação

A data de início do curso breve de Usabilidade de Sistemas de Informação, já publicitado neste blogue no passado dia 4 de Janeiro, foi actualizada para 4 de Fevereiro. As candidaturas podem ser realizadas até ao próximo dia 28 de Janeiro e a divulgação dos resultados será a 1 de Fevereiro. As respectivas inscrições poderão ser posteriormente realizadas na FMH até ao dia do início do curso. O número mínimo de alunos para iniciar o curso é de 10.

Para mais informações consulte: http://www.fmh.utl.pt/ergonomia/index.php/cursos-breves.html

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Visita de Estudo

A Secção Autónoma de Ergonomia recebeu nesta segunda-feira (10 de Janeiro) a visita de um grupo de 20 alunos, entre os 15 e os 20 anos, do 11º ano da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, do Barreiro, que frequentam o curso profissional de Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho.

A solicitação, realizada por uma das suas professoras pretendeu, para além de uma apresentação do mundo académico de forma a incentivá-los na continuação dos estudos, dar a conhecer a vertente prática da Ergonomia.

Neste sentido, diversos docentes tiveram oportunidade de mostrar alguns dos contextos de aplicação da Ergonomia com a apresentação de exemplos práticos. Também os nossos alunos, representantes da Associação de Estudantes da FMH, tiveram oportunidade de acolher estes seus potenciais colegas acompanhando toda a visita e não deixando de expressar todo o seu entusiasmo na publicitação do curso. Pensamos que foi uma boa jornada de divulgação e estaremos sempre disponíveis para iniciativas deste género junto da comunidade.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Publicação de trabalhos académicos de Ergonomia

A Secção Autónoma de Ergonomia tem vindo a incentivar fortemente a publicação de trabalhos realizados pelos nossos alunos de Mestrado e de Licenciatura em diversos eventos e edições. Um bom exemplo deste tipo de iniciativa foi a publicação do artigo “Análise do trabalho, formação contextualizada e acção de transformação das condições de trabalho no sector de saneamento de um serviço municipal” de Cláudia Costa & Catarina Silva, no último número da revista Laboreal (Volume VI: Nº2: 12_2010).

A revista electrónica Laboreal, com edição e coordenação portuguesa, tem como objecto a publicação de artigos de investigação, de estudo e de reflexão, que recorrem de forma privilegiada à análise da actividade real de trabalho. Esta análise é encarada enquanto instrumento incontornável para a compreensão e intervenção nas formas de conceber, de realizar e de transformar os processos de trabalho, tendo em conta a protecção, o bem-estar e o desenvolvimento pessoal e profissional dos(as) trabalhadores(as).

Para consultar o artigo supracitado e todos os números da revista consulte: http://laboreal.up.pt

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Curso Breve de Usabilidade de Sistemas de Informação

Nos próximos meses vai ser disponibilizado, na Faculdade de Motricidade Humana, um curso breve de usabilidade de sistemas de informação. Tem a duração de 24 horas (distribuídas ao longo de um mês) onde serão abordadas várias metodologias de usabilidade, incluindo alguns trabalhos práticos.

Público-alvo: Profissionais que necessitam de avaliar a usabilidade de sistemas de informação; Profissionais que necessitam de desenvolver material para informação e/ou comunicação.

Competências a desenvolver: Dominar o conceito de usabilidade; Dominar o conceito de representação mental; Aplicar heurísticas para fazer testes de usabilidade; Desenvolver um sistema de informação que integre as heurísticas de usabilidade.

Programa

  • Dia 1: Introdução – A Ergonomia e o Design Centrado no Utilizador / Normas Internacionais (Francisco Rebelo)
  • Dia 2: Psicologia aplicada à Usabilidade – Modelos Mentais e Erros (Paulo Noriega)
  • Dia 3: Estudos com Utilizadores / Personas e Cenários – Exercícios práticos (Bruno Figueiredo)
  • Dia 4: Planeamento e Layout de Ecrãs – Exercícios práticos (Bruno Figueiredo)
  • Dia 5: Heurísticas – Exercícios práticos (Ivo Gomes)
  • Dia 6: Heurísticas – Exercícios práticos (Ivo Gomes)
  • Dia 7: Métricas de Usabilidade – Exercícios práticos (Bruno Figueiredo)
  • Dia 8: Avaliação – Projecto – Aplicação Prática (Ivo Gomes)

Duração: 24 horas durante 1 mês.

Horário: Sextas das 18h:30 às 21h:30 e Sábados das 9h:30 às 12h:30.

Início do Curso: 14 de Janeiro de 2011.

Formato das aulas e avaliação: Aulas expositivas com participação activa dos alunos, seguidas de componente prática. A avaliação será efectuada através do desenvolvimento de uma apresentação que expõe os resultados de uma análise da usabilidade de um sistema de informação.

Formadores: Francisco Rebelo, Paulo Noriega, Bruno Figueiredo, Ivo Gomes.

Certificação: Os alunos receberão um Certificado de Aprovação que lhes permite acumular créditos, que somados a outros cursos, que se seguirão neste âmbito, permitirão aos alunos obter um diploma de pós-graduação. O curso será também certificado pela Associação Portuguesa de Profissionais de Usabilidade.

Custo: 600,00 Euros.

Candidaturas

Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa
Enfª Geneviève Koppens Santorum
Tel: +351 214 149 139
Fax: +351 214 144 720
gksantorum@fmh.utl.pt

Informações

Geneviève Santorum: gksantorum@fmh.utl.pt
Francisco Rebelo: frebelo@fmh.utl.pt

Ficamos à vossa espera!!!