terça-feira, 29 de junho de 2010

Inquérito Saúde e Trabalho nos SMAS

No âmbito do acordo de cooperação com os SMAS, que vos foi dado a conhecer anteriormente, a Secção Autónoma de Ergonomia, através da nossa colega Catarina Silva, está a participar em mais uma iniciativa, reportada da seguinte forma no boletim de noticias Março/Abril dos SMAS:

"De acordo com o Relatório Europeu sobre as Condições de Trabalho, torna-se fundamental analisar um conjunto de variáveis, como as características de trabalho e as condições de emprego, a saúde e a segurança, a organização do trabalho, as oportunidades de desenvolvimento no trabalho e o balanço entre o trabalho e não-trabalho, de modo a ponderar melhor as consequências das condições de trabalho.
Neste sentido, com o apoio da Faculdade de Motricidade Humana, está a ser aplicado o inquérito Saúde e Trabalho (INSAT) a todos os trabalhadores dos SMAS de Oeiras e Amadora. Este inquérito tem como objectivo estudar as consequências do trabalho e das condições de trabalho, actuais e passadas, ao nível da saúde e do bem-estar. Pretende caracterizar os principais riscos profissionais e compreender a influência que os constrangimentos de trabalho têm na saúde do trabalhador."

segunda-feira, 28 de junho de 2010

A Ergonomia em "Destak"



O jornal Destak de hoje, no seu caderno especial "Emprego e Formação", apresenta uma conversa rápida com o nosso colega José Domingos Carvalhais, intitulada "Como é que a Ergonomia contribui para o seu bem-estar laboral". Na parte inferior da página é, ainda feita referência à abertura de candidaturas para a 3ª Edição do Mestrado em Ergonomia.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Acordo de cooperação com os SMAS

A FMH tem realizado, ao longo dos anos, protocolos de cooperação com várias instituições e empresas, visando proporcionar aos seus alunos experiências no domínio da prática e da investigação em Ergonomia. Neste sentido irá ser celebrado, muito em breve, um acordo de cooperação com os SMAS, que é relatado no boletim de notícias de Março/Abril 2010 desta instituição, da seguinte forma:

"Os SMAS têm vindo a aprovar, desde 2008, a integração de estagiários no domínio da Ergonomia, da Faculdade de Motricidade Humana. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos têm vindo a fornecer orientações pertinentes nos processos de melhoria e optimização do trabalho, permitindo melhorar a situação de trabalho. As condições de cooperação entre as duas entidades centram-se nos domínios da formação de estudantes, da formação profissional e desenvolvimento de competências dos trabalhadores dos SMAS e na concepção e desenvolvimento de projectos de investigação, no domínio da Ergonomia."

Este é, assim, mais um exemplo da estratégia de cooperação com o exterior que a Secção Autónoma de Ergonomia pretende continuar a reforçar.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Candidaturas Mestrados

As candidaturas para o "Mestrado em Ergonomia" e para o "Mestrado em Ergonomia na Segurança no Trabalho", da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, vão decorrer de 1 de Julho a 3 de Setembro de 2010. Para cada um dos cursos serão disponibilizadas 20 vagas. O preço das respectivas propinas ainda aguarda confirmação da reitoria.
Nos próximos dias será fornecida informação mais detalhada sobre cada um destes cursos. Fiquem atentos!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Temos um novo Doutor...




A Secção Autónoma de Ergonomia da FMH conta, desde ontem, com um novo Doutor. O nosso colega Paulo Noriega defendeu brilhantemente a dissertação intitulada "Efeitos da complexidade ambiental sobre a discriminação de veículos". Os 7 júris atribuíram unanimidade na nota. Dia curioso com vários 7-0...!
Depois da ansiedade, os momentos de descontracção que culminaram num magnífico jantar repleto de familiares, amigos e colegas.
Parabéns Paulo!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

A Ergonomia da FMH


Olá a todos!

Este espaço é hoje inaugurado para levar ao vosso conhecimento toda a actividade desenvolvida ou relacionada com a Secção Autónoma de Ergonomia da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Na posse de informação actualizada das nossas iniciativas esperamos, também, uma animada participação da vossa parte... ou seja, interacção optimizada!

E começamos gloriosamente. Hoje é o dia que o nosso colega Paulo Noriega defende a sua tese de doutoramento. Será no Salão Nobre da FMH às 14:30H. Amanhã cá estarei para relatar as incidências...